domingo, 7 de julho de 2013

Iscas Artificiais



Grande parte dos pescadores usam iscas naturais, uma forma muito tradicional de fazer a captura de peixes, porém um tanto incomoda, iscas como camarão e charuto possui um odor muito forte, quando são manuseados deixam seu cheiro impregnado nas mãos, roupas e acessórios. Já as iscas artificias são uma ferramente de pesca totalmente "limpa". O grande problema para os pescado que nunca utilizaram esse tipo de isca é, "como devo usar?", "para que tipo de peixe?", "qual é o tipo de trabalho da isca?". Para sanar essas dúvidas e introduzir você pescador, a pesca com iscas artificiais, produzimos essa matéria com todos os dados técnicos de diferentes isca.

Iscas de Superfície
Possuem essa denominação devido ao seu trabalho, onde a isca flutua na superfície da água ou até mesmo um pouco mais abaixo. Seu recolhimento deve ser feito em uma velocidade média acompanhado com movimentos feitos pela ponta da vara.

Popper
Esse tipo de isca possui a boca côncava acompanhada de um corte diagonal, que produz muitas bolhas e movimentos na água, simulando um pequeno peixe ou anfíbio.
Isca Williamson® Jet Popper

Zara
Possui um formato um tanto quanto diferente, assemelha-se com um charuto curto.
Seu trabalho é em forma de zigue-zague, provocando movimentos e bolhas na superfície.
Isca Marine Sports® Hammer

Hélice
Essa isca possui uma particularidade, a presença de uma ou duas hélices presa na parte traseira da isca ou nas duas extremidades (cabeça e rabo da isca).
Esse tipo de isca é muito atrativa para os predadores, na superfície. Essa isca provoca muitas bolhas e movimentações na água. Recomenda-se que ela seja trabalhada da seguinte maneira, recolha a isca com movimentos contínuos, que podem variar de velocidade, acompanhados de pequenos toques feitos pela ponta da vara.
Isca Rapala® Skitter Prop

Stick
Talvez essa senha uma das iscas mais interessantes, na sua parte inferior (calda) possui um pequeno peso (lastro) que faz com que a isca flutue com a parte superior (cabeça) para a fora d'água, imitando um pequeno peixe ferido os com dificuldades para respirar.

 Isca Borboleta® Trick Stick

Iscas de Meia Água
Esse tipo de isca é a que mais se assemelha com pequenos peixes, devido a sua riqueza de detalhes como pintura holográfica com olhos 3D, pigmentação fluorescente e alguns sistema de ruídos como o Rattlin. Possui na sua parte superior (cabeça) uma barbela de tamanho médio, com o propósito de fazer a isca faça movimentos ao nadar quando a mesma é puxada.
As iscas de meia água são mais fáceis de serem usadas, devido a maioria das iscas poderem ser recolhidas continuamente, por isso, esse tipo é indicado para pescadores iniciantes.
Ideal para a peca de sub-superfície, com cerda de um 1,5 de profundidade.
Dentro dessa categoria, temos duas subcategorias que são as iscas Suspending ou Sinking.

Suspending
Pode ser de ação flutuante, quando é puxada afunda de acordo com a velocidade do recolhimento, ou pode ser de flutuação neutra, que afunda lentamente, vale ressaltar que quando a isca atinge uma determinada profundidade ela permanece estática, ou seja, na mesma profundidade, mesmo sendo puxada.
Isca Rapala® X-Rap

Sinking
O seu trabalho deve ser feito com intervalos de um segundo até atingirem a profundidade ideal para a captura do predador, lembrando que em cada recolhimento a isca afunda em média de 30 centímetros.
Isca Borboleta® Juana Sinking

Iscas de Fundo
As iscas de fundo são muito semelhantes as de meia água, possuem apenas um diferencial, a sua barbela é maior fazendo com que a isca ganhe uma profundidade de nado de até 5 metros.
Podem ser recolhidas continuamente, essa isca é muito utilizadas em pesca de corrico.
Isca Rapala® X-Rap Magnum

Spinner
Possui um pequeno corpo, geralmente fabricado em metal com arame de aço rígido em uma de suas extremidade, além de ma garatéia com filamentos coloridos. Já na parte superior, possui uma folha ou medalha metálica que gira quando a isca é recolhida, fazendo muitas ondas e bolhas.
O seu recolhimento deve ser continuo.
Isca Rapala® Blue Fox

Jumping Jig
Possui corpo em metal (ou chumbo) com anzol preso ao mesmo, que possui diferentes pesos e tamanhos, esse modelo em especial é usado para pesca oceânica.
O seu recolhimento deve ser continuo.
Isca Williamson® Benthos

Jig
Esse modelo, possui apenas a cabeça em chumbo com um anzol, seu corpo pode várias dependendo do fabricante, podem ter cerdas em silicone, penas, etc.
Pode ser usada tanto em pesca em rios quanto no mar.
O seu trabalho pode ser feito com pequenos movimentos com a ponta da vara ou recolhidas continuamente.
Isca Williamson® Hot Lips

Mosca
A famosa mosca é usada na pesca de Fly, onde a isca é arremessada várias vezes imitando um inseto.
Os modelos de iscas variam muito, podem imitar pequenos insetos até roedores. Elas pode ser fabricadas artesanalmente com um anzol algumas plumas coloridas, miçangas, chumbo, isso vai variar de acordo com o seu gosto.
Como dito anteriormente, o seu trabalho exige paciência, pois a isca deve ser arremessada várias vezes até o peixe abocanha-la!
Isca Artesanal
 
Soft Bait
Esses modelos são muito usados tanto para pesca no mar quanto em rios, possui diversos modelos que imitam minhocas, pequenos peixes, camarões, sapos, salamandras, lagartixas etc.
Essas iscas são fabricadas em silicone que proporciona que a isca se aproxime o máximo de um animal, tanto na parte estética quanto no comportamento. Geralmente usa-se um anzol, jig-head ou um suporte junto com a isca.
Dependendo da isca, ela acompanha pequenos lastros para serem introduzidos na isca.
Vale a pena ressaltar que, se o pecador não saber fazer o uso correto desta isca ela se torna inútil, é importe que acha baste trabalho com a ponta da vara, com pequenos recolhimentos para imitar o nado do animal.
 
 
Isca D.O.A® Camarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rafting

Rafting, Botes para 5 e 7 Pessoas com todo apoio Logístico da Sede do ponto de embarque e desembarque, Camping com chuveiros quentes, e ba...